Comunidade quilombola São Manoel recebe visita da ministra britânica.

Em visita ao nosso Estado, a Ministra do Meio Ambiente do Reino Unido Thérèse Coffey esteve ontem (03), na comunidade São Manoel no Jambuaçu, área quilombola do nosso município, durante a visita a ministra britânica esteve acompanhada do vice-prefeito Rubens Teixeira, secretário de meio ambiente Thiago Pires, vereadores Márcio do Quinha, Castoro Barra, Edson Malcher (Pretão) e a população da comunidade, na oportunidade eles trataram assuntos importantes como agricultura sustentável, alimentação e assuntos rurais do Reino Unido.

A delegação britânica conheceu técnicas de sistemas agroflorestais para a produção de alimentos típicos da região, como castanha-do-pará, açaí, pimenta-do-reino, cupuaçu e cacau.
O Programa Rural Sustentável (PRS) deve lançar nas próximas semanas um edital para seleção de projetos para receber recursos. O PRS tem foco particular no fortalecimento de cadeias de valor sustentáveis na região, como café, castanha, peixe , açaí e cacau.
Os recursos do Programa vêm do governo britânico, através do Financiamento Climático Internacional. No Pará, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participa da estratégia de implementação do PRS e dá apoio logístico às ações.
O Reino Unido é o terceiro maior parceiro do Brasil em clima e natureza. Mais de 250 milhões de libras do Financiamento Internacional para o Clima foram destinados ao Brasil. No caso do Programa Rural Sustentável, o orçamento gira em torno de 7 milhões de libras.